Fisioterapia e Clinica Pediátrica
Consulta pediátrica pré-natal
Os Serviços preventivos prestados pelo pediatra incluem as consultas pediátricas pré-natais (preferencialmente após a 32ª semana de gestação) e as consultas de puericultura até a adolescência.
(Atualização Terapêutica, Consulta Pediátrica Pré-natal - Raphael Rabelo de Mello Penholati - Revista Médica de Minas Gerais 2014; 24(2): 254-261)
Os objetivos principais da consulta pré-natal são estabelecer a relação médico-família, coletar informações básicas, fornecer aconselhamento e informação, construir habilidades parentais e identificar e abordar assuntos de alto risco.
Alguns tópicos a serem sistematicamente abordados na consulta pediátrica pré-natal são:
- Amamentação;
- Higiene do recém-nascido;
- Medidas de segurança em casa;
- Medidas de segurança no transporte;
- Consultas com o pediatra;
- Vacinação;
- Testes neonatais;
- Uso de chupeta;
- Declaração de nascido vivo
- Certidão de nascimento
A consulta pré-natal é fundamental na atividade do pediatra, possuindo função central na
implantação de medidas preventivas em relação à saúde da criança.

Os primeiros 1000 dias
Os primeiros 1000 dias de vida são caracterizados por uma fase de rápido crescimento e desenvolvimento do organismo. É neste período que o corpo e os órgãos crescem, enquanto o cérebro e os sistemas digestório e imunológico se desenvolvem.
Mas porqué 1000 dias? a conta é feita da seguinte forma:
GESTAÇÃO (270 dias) + 1° ANO (365 dias) + 2° ANO (365 dias) = 1000 dias


Nesta fase de amplo cuidado é onde tem que ser inseridos e sementados os valores, comportamentos e condutas nutricionais que formarão a base celular mais importante da vida do ser humano. Valores comportamentais e culturais que além de ir de encontro com as tradições de cada família estejam alinhados a um bom desenvolvimento social. Comportamentos que cada criança, como indivíduo herdeiro genético único dos seus pais, desenvolverá durante toda sua vida, mas inicialmente é nesta fase que precisa de toda ajuda possível do núcleo que o acolhe e da sociedade que o mantem e claro, a nutrição, como o determinante da potencialidade de todas essas ações, ao brindar a energia que o impulsiona e o aderente que junta os indivíduos sob um objetivo em comum. Nesses 1000 dias não tem objetivo melhor e maior que o cuidado de nossos pequenos.